sexta-feira, 15 de outubro de 2010

CASO IMBRA - CHEQUES

Prezados senhores, sou cliente da Imbra e dei cheques a ela. O Procon esta orientando a sustar esses cheques, o que devo fazer?

Caro amigo

Temos dito aqui que sustar os cheques não é uma atitude muito acertada, uma vez que, insistimos, cheque é como dinheiro, quem estiver com ele pode cobrá-lo e até protestá-lo.

Acompanhamos casos de pessoas que sustaram cheques e foram protestadas por indivíduos que sequer conheciam, mas que chegaram a ter a posse dos cheques sustados. Essas pessoas (as que sustaram os cheques) são terceiros de boa fé e têm o direito de receber em dinheiro o valor proporcional ao título.

Se você susta um cheque assume o risco de vir a ser protestado por isso e pode ter problemas homéricos ao tentar retirar o protesto de seu nome.

Já há algum tempo movíamos ações contra a Imbra e sabemos que ela vendia os cheques que recebia de seus clientes. Com isso, a chance de ser protestado por um terceiro que não tem nada a ver com a relação entre você e a Imbra é muito grande.

Todavia, cada ex-cliente da Imbra deve ponderar o que é melhor e menos danoso para si, mas é fundamental que todos saibam dos riscos que se está correndo ao sustar um cheque.

Esperamos ter auxiliado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário